ALIMENTAÇÃO FELINA: O QUE MEUS GATOS COMEM

Comer é bom e nóis ama, certo? E nossos meles obviamente também (os meus pelo menos são doidos do fiofó por comida). Mas como alimentá-los corretamente pra que eles tenham uma qualidade de vida mara? Well… lá vem eu de novo dizendo que essa é a minha experiência, cada mele é um mele, não sou vet, não sou nutri, sou só uma mami de gatos que os ama muito muito muito. Portanto, consulte sempre seu veterinário para dúvidas sobre tudo do seu mele, inclusive alimentação.

Noves fora, bóra lá. A gente sempre vê um povo falando “não porque alimentação felina natural é o máximo”, “não porque sachê nem pensar”, “não porque tem que ter fonte de água”, “não porque chocolate nem pensar”, “não porque ração de supermercado mata”. Ok, tem várias coisas que a gente não deve dar pros nossos bichinhos e, claro, que uma ração de qualidade também conta. Agora, eu não pego pesado, não. Inclusive o Pam foi meu gato durante a época de estudante e, portanto, bastante escassa de recursos (digamos assim eheheh) e ele comeu qualquer ração que tivesse disponível. Viveu até os 19 anos superbem.  O Pam também comia tudo que ele pedisse (frango, carne, peixe, principalmente), claro que em quantidades equilibradas. Uns pedacinhos de presunto ali, uma carninha aqui (até uma lambidinha em chocolate vez ou outra).

Meu melezinho, anjinho, estrelinha a postos na mesa

Eu sou da opinião do equilíbrio na alimentação felina (e humana etc). Quando o Buneco veio pra cá, eu percebi que ele curtia muito comida de verdade. Carne, presunto, queijo, mamão, melancia eheheh… então eu pensei que de repente poderia fazer a tal da alimentação natural pra ele. Mas aí comecei a ler sobre o assunto… Jesus! Tem toda uma série de instruções, e quanto de carbo, quanto de fibra, quanto de proteína, tipo de carbo fibra proteína… e ainda assim é preciso suplementar com taurina, com vitamina sei lá das quantas, com bla bla bla… dificílimo! E depois ainda perguntam por que a gente prefere ração. A menos que as pessoas tenham tempo, grana e muita paciência, a alimentação natural é um trampo forte. (Gente, por favor, não estou  desprezando nem menosprezando a alimentação felina natural, só dando a minha opinião de que para a minha pessoa não tem condições).

Buneco comendo melancia

Tá, mas como então deve ser a alimentação felina?

De novo, eu vou falar como eu (Cristine, amante de gatos, não vet) faço. Equilíbrio e consultas ao vet. O Buneco no momento está comendo ração Golden para filhotes. Mas ele também come presunto, blanquet de peru, frango, carne, peixe, mamão, iogurte (em pouca quantidade, claro!)… Já o Pingo tá com os triglicerídeos elevados (e ele SÓ come ração, não gosta de outra coisa, além de ostras – um dia preciso escrever um texto só sobre isso, o amor do Pingui por ostras), portanto, ele está comendo a ração Satiety, da Royal Canin. Ele até tinha emagrecido 500 g, mas com o Buneco aqui, ele começou a beliscar a ração de filhotes (difícil separar comida!!!); agora ele não tem mais feito isso.

O Pingo e a ostra

Ah, gente, e um sachezinho de vez em quando não faz mal a ninguém, né? E água! Da fonte, do pote, da torneira, do chuveiro. Muita água!!!

E vocês? Como vivem seus meles? De que se alimentam? (Assista agora no Globo Repórter… brinks! Eheheh).

Related posts:

Cristine Correa
cristine@loucosporgatos.com.br
2 Comments
  • Laís
    Posted at 13:02h, 21 September

    A Pink comeu muita ração de supermercado quando era jovem mas nos últimos anos deu um upgrade para a Royal Canin e também comia carne, frango, atum! A Fiona apareceu no meio da crise e come Golden mas ama iogurte, carne, frango, atum, bacon, doce de leite!! Ela come pouca ração e pouca quantidade desses alimentos humanos mas é extremamente preguiçosa!

  • Ariadne Helena
    Posted at 16:23h, 21 September

    Os meus (6) comem a Golden de frango (castrados). Mas eu do pedacinho de presunto , mussarela, franguimho desfiado ,iogurte e o patezinho. Alguns gostam de carninha moida tb.E tomam muita água. O meu mais novinho(8 meses) Come de tudo .Um gulosinho . os outros ja são mais seletivos . 🙂

Post A Comment