CÃES E GATOS: AMOR OU ÓDIO?

“Gatos e cães não são incompatíveis. Na verdade, se forem bem instruídos, eles muitas vezes se tornam bons amigos. É importante, contudo, levar em conta as diferenças de comportamento entre os modelos e também as maneiras como essas diferenças podem complicar o relacionamento. Há felinos que não são tão expansivos quanto os cães e por isso talvez considerem a atenção excessiva desse animal extremamente gregário (e às vezes grande demais) um exagero que não conseguem tolerar. Os cães, por seu lado, talvez vejam os gatos como alvo, já que muitos deles carregam a predisposição genética de perseguir pequenas presas. Isso não significa, porém, que o cão vai atacar seu gato nem que o bichano queira tomar distância de seu cachorro. Significa apenas, isso sim, que o relacionamento deles – e principalmente a forma como você vai apresentar um ao outro – deve ser cuidadosamente administrado e supervisionado.”

(Gato – Manual do Proprietário – Dr. David Brunner e Sam Stall)

A MINHA EXPERIÊNCIA (E A DO PAM)

Esse era o sofá da sala. Totalmente ocupado.

Por quase dois anos, eu morei com uma amiga que tinha a Gazé, uma cadelinha shitzu muito fofa, com um ou dois aninhos de idade. Pam e Gazé conviviam, mas não eram grandes amigos. A casa era da Gazé e a invasão foi do Pam. Menos mal porque a gente sabe o quanto nossos amores são territorialistas. Mas, mesmo assim, ele ficava putinho, abria a bocona e fazia fu pra Gazé que, na sua inocência e nos seus poucos anos de vida, só queria um amigo.

A Gazé tinha uma caminha, mas o Pam se apossava dela, e ela nunca reclamou. Se ele estava lá, ela dormia em outro canto. E vice-versa. Se ela estava lá, Pam não se intrometia.

A convivência era geralmente pacífica e, de vez em quando os dois até brincavam no terraço. Um corria atrás do outro e o outro corria atrás do um. Claro que o Pam enjoava antes e a Gazé vez ou outra ganhava uma patada. Nada de mais, só um “porra, Gazé, dá um tempo”.

Tinham alguns probleminhas, como o apetite canino da Gazé por comidinhas felinas. Então, a comida do Pam ficava em cima da máquina de lavar, e aí, tudo bem, tudo certo.

Por essas e outras é que eu nunca entendi a sabedoria popular, que trata do ódio do cão pelo gato. O oposto talvez seja mais verdadeiro (mas, veja bem, não é esse o caso).

E aí tinha eu também, né, no meio disso tudo...

5 Comments
  • Lyz
    Posted at 13:32h, 03 fevereiro

    Olá! Eu AMO gatos e até acho que já fui um num período qualquer da história… Aki em casa convivem, quase na maioria das vezes, pacificamente nosso gato Max (Maxwell Smart, o Agente 86), tubiano (preto & branco), de 15 anos bem vividinhos; a Pinky Rose, uma cadelinha marrom, pincher nº 2 (segundo me disseram), de 10 anos e o Slash, um SRD preto que foi adotado com muito amor (na verdade eu digo que ele é o nosso border cole fake)… ai, ai… como ficar deprimida com tanto carinho?!!!
    Ah, quando mudamos de Bento Gonçalves/RS para Foz do Iguaçu/PR em 2008 viemos todos no caminhão da mudança, alegres, felizes e esfomeados,hehehe….
    Vira e mexe dou um rolê pelo site prá saber das novidades do Pam, de sua dona e do mundo! Bjs!

  • Gata Lili
    Posted at 17:14h, 04 fevereiro

    a amizade entre cães e gatos é uma lição de vida para os humanos!

  • LOUCOS POR GATOS · COMO CÃO E GATO
    Posted at 12:07h, 04 março

    […] que esse mito cão briga com gato non ecziste, não é? Até já falei sobre esse assunto em outro post. Mas, enfim, eis mais uma prova de que tem muita gente muito errada por […]

  • joyce
    Posted at 11:14h, 14 janeiro

    TENHO UM DALMATA DE 1 ANO E UM SALSICHINHA DE 12 ANOS E APARECEU UM GATINHO LA EM KSA. TO QUERENDO ADOTAR ELE, JA DEI ATÉ O NOME DE 1000 (MIL), MAS MEU DALMATA TA LOUCO PRA MASTIGAR O GATINHO! SERÁ QUE ALGUM DIA ELES VÃO SER AMIGOS? TO COM MEDO DO GATINHO MORRER ALMOÇADO…RSRSSR

  • cristine
    Posted at 14:31h, 14 janeiro

    joyce, creio que a princípio vc deve deixá-los em locais separados e vigiar a interação. se ele for violento, realmente vc não deve adotar o gato. tem cão que não se acostuma mesmo…

Post A Comment