DEWEY…

Dewey tem uma carinha de Pam...

Dewey tem uma carinha de Pam...

Acabei de ler Dewey, um gato entre livros e, sinceramente, não tenho mais olho. Do começo ao fim do livro, chorei, chorei e chorei. É um relato de Vicki Myron, a diretora da biblioteca de Spencer, Iowa, que achou um bichaninho laranja dentro da caixa de devolução de livros. E aí que as semelhanças com o meu Pam começa. Não pelo início trágico, mas pela cor laranja.

E lendo o livro, nós, amantes, enlouquecidos e doidos por gatos – principalmente os nossos – não conseguimos não nos emocionar, tamanha a presença de Dewey na vida das pessoas. Crianças, adultos, velhos, todos os usuários da biblioteca adoravam Dewey, que recebia visitas até de fora do país. É uma pena que o livro tenha tão poucas fotos, e em preto e branco, o que faz a gente querer mais. Mesmo assim, dá pra ver que o Dewey é muito, muito Pam, na aparência. Na sociabilidade não, já que o meu bichano aqui é meio arisquinho, um tanto fóbico social, tipo a mãe dele.

Bom, o livro é leve, gostoso, emocionante. Mas, claro, tem a morte do Dewey, que viveu 19 anos. E aí foi que eu me debulhei em lágrimas, porque eu não deixo de pensar que a minha paixãozinha já tem 11 anos… Eu acho essa a parte mais dolorosa de se amar tanto um bichinho: eles se vão geralmente antes de nós. Então, quem for assim, meio fora de controle com esse tipo de emoção, como eu, é melhor não ler os dois últimos capítulos do livro. Ou então, correr o risco de ficar do jeito que eu estou agora, um trapo humano, que de tanto chorar, ficou com falta de ar e com o olho tão inchado que mal abre.

Olha só o Dewey em uma matéria que fizeram dele sei lá há quanto tempo:

6 Comments
  • Adriane
    Posted at 15:02h, 09 julho

    Fiquei do meso jeito quando li Marley & Eu e pior ainda quando vi o filme!

  • Jair
    Posted at 06:22h, 10 julho

    valeu a dica, Cris. Vou ler…

  • ale
    Posted at 09:57h, 06 agosto

    adorei o vídeo, o dewey adulto é ainda mais bonito que o jovem na capa do livro. também vou ler!

  • Debora
    Posted at 12:26h, 22 outubro

    Oi, Cristine!
    Já faz algum tempo que li o livro do Dewey e amei! Mas posso dizer que senti exatamente a mesma coisa que você, fiquei muito triste mesmo com o final do livro. Até hoje visito o site do Dewey, vejo vídeos dele e ainda me sinto engasgada. As vezes penso que to meio maluca, mas é como tu colocaste no texto, só quem é louco por gatos pode enteder e sentir isso. Tenho uma gatinha de 1 ano, ela é toda pretinha. Muuuuito fofa!! Abraços, Debora- RS

  • Nanna
    Posted at 17:00h, 12 fevereiro

    Tô lendo o livro e adorando, tive 3 gatos qdo criança, nos mudamos pra um apartamento qdo tinha 13 anos e uma vizinha ficou cm 2 deles (o outro faleceu antes da mudança). Agora com 29 anos tô na maior luta pro maridão adotar um comigo (pq não adianta só eu ser apaixonada por gatos né??). A Gata que tá nop meu blog é do meu sobrinho, o nome dela é Melissa (mais conhecida como Mel). Amodoro ela muito, pena que tá dificil de adotar por aqui, mas tenho certeza que o gato(a) certa irá aparecer pra mim.
    Abreijos.

  • cristiano
    Posted at 19:12h, 14 setembro

    tenho um gato da mesma cor e manias de dewey,estou lendo livro e já chorei umas 10 vezes,encontrei ele na rua,tava jogado o bichinho.eu nunca fui muito fã de gato não na verdade pequei ele mais para minha esposa que realmente ama gatos,mas desse eu gostei,ele é engraçado, brincalhão e me tira muitas risadas e o que me deixa cismado é a semelhança dele com dewey,quando tiver uma oportunidade mando uma foto dele para provar.

Post A Comment