Gatificação: uma casa própria para meles

Nossos meles são nossas vidas, nossos amores, nossas coisinhas mais fofinhas, nossos filhos, nossos tudos, né? Então, nada mais justo que ter uma casa totalmente pró-meles. Vocês já ouviram falar em gatificação? Então, é mais ou menos isso, deixar o ambiente próprio para nossos gatos, com móveis para que eles possam pular, brincar e, principalmente, ficar em locais mais altos, para se protegerem quando se sentirem ameaçados (pelo aspirador de pó, por exemplo, ehehehe) ou simplesmente tirar um cochilo tranquilo.

Eu ouvi a palavra gatificação pela primeira vez no programa do Jackson Galaxy no Animal Planet, Meu Gato Endiabrado. Catification, no caso, pois inglês, eheheh. Mais especificamente, a gatificação é “a arte de realizar mudanças e ajustes em sua casa que vá ao encontro das suas necessidades e das do seu(s) gato(s) (esteticamente e espacialmente)”, segundo o site dele.

E a partir daí eu fiquei interessada, mas sempre achei ah sei lá, eles sobem nas prateleiras, eles têm total liberdade pra subir e descer nas coisas aqui em casa, talvez um dia… E, com a chegada do Buneco, novinho, com o Pingo já sendo um senhor quase, com seus 7 anos, eu senti a necessidade de criar um ambiente pro Bubs (Buneco) gastar energia. E também pro Pingo dar uma desestressada da pentelhice do Buneco (e vice-versa, porque Pinguinho também dá uma boa perturbadinha no mano).

Aí eu vi várias pessoas com seus apês gatificados e me inspirei na Gaby, do Gato é Vida, que uma vez disse que comprou os móveis todos no Mercado Livre, e foi adaptando em casa. Eu, como sou a louca do Mercado Livre também, fui vendo os nichos, as escadinhas, pontezinhas e aí montei o “projeto” na minha cabeça. As paradinhas chegaram todas e o zelador do meu prédio colocou pra mim. Aí ficou como tá nessa fotinho aí em cima. Fácil, fácil!

E aí pensa na felicidade dos meles aqui! Já subiram na hora da montagem e fizeram a maior festinha. Buneco ama subir e descer subir e descer subir e descer. A gente joga um talinho de couve (siiiiiim, ele ama brincar de talinho de couve-manteiga, o Zé Couvinha) e ele busca láááá em cima e traz de volta (sempre tem videozinho lá no instagram! É só seguir o @_loucosporgatos_).

A gatificação serve principalmente pra dar segurança aos gatos, já que é da natureza deles buscar refúgios em locais altos, escalar, descer, pular, etc. Sem isso, eles ficam mais propensos a problemas de stress e ansiedade – e daí morderem os donos, as visitas, brigarem com outros gatos, arranharem a casa toda, fazer xixi em locais inapropriados e otras cositas más. Em apartamentos pequenos, gatificar algumas paredes dá uma boa ampliada no espaço dos nossos amorzinhos. Eu e meus meles recomendamos!!!