Por que os gatos rebolam antes de atacar?

Sabe quando seu gato tá ali pacato e do nada começa a dar aquela reboladinha básica e em seguida pula em você, no seu outro gato, em um inseto, no seu pé embaixo dos cobertores ou no vácuo mesmo (algum predador invisível)?

Saiu no Live Science que um cientista que estuda locomoção animal propôs algumas respostas para isso.

Os gatos rebolam por motivos de…

Segundo John Hutchinson, um professor de biomecânica da evolução no Royal Veterinary College, em Londres, “a resposta mais direta é que a ciência não sabe; a rebolada do bumbum dos gatos ainda não foi estudada”.

Ele, no entanto, acredita que os gatos rebolam a buzanfa pra pegar impulso, adicionar uma certa fricção nas patas para conseguirem dar um salto na hora do ataque. Outra possível razão para o rebolêixion seria aguçar os sentidos antes do bote, ou seja, preparar a visão, a percepção do que há ao redor, a estrutura muscular dos gatos para então serem bem-sucedidos no ataque.

Pode também servir como um alongamento antes do exercício, sabe quando a gente esquenta os músculos para se preparar para uma seção de treino?

E não são só os nossos pequenos meles que fazem isso. Os grandes e selvagens felinos dão a mesma rebolada antes de atacar – mas as presas geralmente não saem intactas como nós após os saltos de nossos fofinhos.

No fim das contas, o tal do Hutchinson não sabe de nada. Eu, com todo meu estudo de observação caseira do Pingo e do Buneco, acho que eles dão essa reboladinha só pra matar a gente de fofura, como, aliás, quase tudo que eles fazem. Né não?

 

1Comment
  • Luisa Teixeira Pinto
    Posted at 08:03h, 15 October

    Olá estou procurando ajuda!! Apareceram 4 gatinhos abandonados no meu quintal e quero muito ajuda-los!!! Fiz uma vaquinha http://vaka.me/756751
    Agradeço a todos que puderem ajudar!!!

Post A Comment