Qual é a melhor areia higiênica para gatos?

Olar, sumida, turubão? Gente, vim aqui hoje, depois de muitos anos-luz pra falar sobre uma coisa que muita gente tem dúvida: a areia higiênica para gatos. E eu vou ficar repetindo aqui “areia higiênica para gatos” pra melhorar o SEO do texto, tá bão? Então, não se incomode se a expressão areia higiênica para gatos aparecer 60868 vezes.

Argila

Pois bem, a areia higiênica para gatos mais utilizada, segundo minhas pesquisas que não valem de nada e por conta do preço mais barato é aquela tipo Pipicat. Essa é só uma marca, mas tem várias outras. Ela é feita de um tipo de argila e pode ser comprada por 10 reais (ou até menos) 4 quilos (que é mais o menos o tanto que a gente enche a caixinha).

Eu, no entanto, detesto esse tipo de areia. Por quê? Porque, ao contrário do que diz o fabricante, não forma torrões super fáceis de limpar, mas ela fica úmida, gruda nas patinhas, eles saem andando pela casa com o negócio fedendo a xixi e fazendo um rastro de argila mijada. Nada legal, né? Fora que eu, pelo menos, nunca consigo limpar direito, sempre fica uns pedaços de argila mijada na caixinha e aí se mistura com a não mijada e a caixinha começa a feder muito em pouquíssimo tempo. Resultado? O barato sai caro, e a gente precisa trocar a areia com muito mais frequência.

Lembrando que essa é uma opinião pessoa minha e eu já conheci muita gente que acha essa a melhor areia higiênica para gatos do mundo. Cadum cadum.

Sílica

A de sílica, pelo que eu sei (de novo, de acordo com pesquisas minhas, que de nada valem, ou seja, só pela minha experiência mesmo), é a mais cara. Ela é feita de sílica (ah, jura?), tem uns negocinho azul no meio que diz que é pra tirar o odor e, eu, na verdade, acho ótima.

No entanto, os fornecedores geralmente dizem que a areia higiênica para gatos de sílica dura um mês mais ou menos (limpando os cocôs sempre, claro). Eu super não consigo deixar a pedra na caixa por um mês inteiro, não tem a menor condição, ela vai feder antes (muito antes). Eu sempre troco a cada 7 dias, mas, ok, tenho dois gatos que usam a mesma caixa (embora isso não seja recomendado). Quando eu tinha só o Pam, eu conseguia trocar talvez a cada duas semanas.

Como o preço delas é salgadíssimo (cerca de 50 reais 4 meros quilos, ou mais), acaba não valendo a pena. Sendo sílica, sendo argila, ou etc., deixar a caixinha com a mesma pedra por muito tempo, não é lá muito higiênico.

Diatomito, a melhor areia higiênica para gatos EVER!

Nossa, que exagero e nossa, que palavra esquisita! Traduzindo aqui para nós, leigos: é a areia Sani Miaou e/ou Tidy Cats. O diatomito, ou Diatomaceous Earth, é tipo uma rocha natural que dá em algum lugar por aí no mundo. Sem mais delongas, é uma pedrinha branca durinha, pero no mucho. Mas ela não se esfarela e nem fica lameada quando em contato com a umidade (o xixi, no caso).

Ela não é das melhores pra enganar o cheiro, mas, com dois gatos em casa na mesma caixinha, eu uso a areia higiênica para gatos Sani Miaou por sete dias (claro que se eles resolvem ter uma mijadeira ou uma caganeira danada em certa semana, eu preciso trocar antes). Aqui, no Angeloni, ela tá em promoção por 9,90, ou seja, eu estou gastando 40 pilas por mês para eles terem um banheirinho limpinho e cheirosinho. (E, aliás, eu fiquei um tempão usando sílica porque eu não achava mais essa).

Tem gente que faz umas misturebas com farinha de sei lá o que e mais sei lá das quantas ou coloca papel de jornal ou farelo de madeira… mas aí eu não consigo opinar, porque nunca testei e acho um tanto bizonho usar comida pro seu gato cagar em cima. De novo, cadum cadum.

E tu? Que areia usa e por quê?